Experimente Viver Bem

Dicas, novidades e artigos criados pela equipe ZEROSODIO para deixar seu dia a dia mais gostoso e saudável.

Imagem sobre artigos

Mitos e verdades sobre a alimentação

Na ânsia por uma alimentação saudável, acabamos tomando atitudes que nem sempre são corretas ou benéficas para o nosso corpo. ZEROSODIO quer que você mude seu estilo de vida, por isso selecionamos alguns mitos e verdades que vão te ajudar nesse processo:

MITO: Ficar sem comer emagrece
Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando querem perder alguns quilos. E o mais curioso é que essa prática tem o efeito contrário: quando você não se alimenta, o metabolismo fica mais lento, dificultando assim a eliminação de peso.
Portanto, se quer emagrecer com saúde, o ideal é comer de forma fracionada, de 3 em 3 horas.

VERDADE: Comer fibras emagrece
As fibras, em contato com a água, formam géis e causam a dilatação do estômago, aumentando a sensação de saciedade por mais tempo. Tem mais: elas aceleram o trânsito intestinal e os açúcares e gorduras acabam sendo pouco absorvidos pelo corpo.

MITO: O ovo aumenta o colesterol
Durante muito tempo, o ovo foi considerado um verdadeiro vilão nas dietas. Hoje, já se sabe que não é bem assim. Estudos mostram que não há relação entre seu consumo e o aumento do colesterol. O ovo, inclusive, melhora a memória, capacidade cognitiva e ajuda na formação de novos neurônios.

VERDADE: Um cardápio pouco variado traz riscos à sua saúde
É isso mesmo. Quem ingere sempre os mesmos alimentos durante muito tempo acaba não fornecendo todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Afinal, um alimento complementa o outro. Na hora de montar seu prato, não esqueça da máxima: quanto mais colorido, melhor!

MITO: Pão integral tem menos calorias que o branco
A única diferença entre eles é que o pão integral contém mais fibras, vitaminas e minerais. As calorias são as mesmas.

VERDADE: Canela ajuda no controle da glicemia
A especiaria estimula o pâncreas a fabricar mais insulina, que ajuda no controle do açúcar no sangue.

MITO: Chá emagrecer
É verdade que alguns chás possuem propriedades que podem alterar o metabolismo (algumas plantas são diuréticas, outras laxantes). No entanto, não é só isso que vai fazer você perder peso. Emagrecer é uma mudança de estilo de vida como um todo.

VERDADE: Batata-doce diminui a gordura abdominal
Por possuir baixo índice glicêmico, a batata-doce eleva a glicose de maneira bem lenta. O resultado disso é que o organismo produz insulina aos poucos, o que impede a quebra de gordura.

© 2018 - Todos os direitos reservados - ZEROSODIO é um produto Nutricare.